sábado, 15 de março de 2008

Pergunta Ideial...

Em seguimento do post "Procura-se Manual!" surgiram-me novas ideias para um post após um amigo me ter dito mais ou menos o seguinte: "o mais importante não é saber a resposta mas fazer a pergunta correcta e que só se sabendo a resposta é que se consegue fazer essa mesma pergunta correcta...".

Não sou dada a muitas filosofias, mas o certo é que para se encontrar uma resposta não é necessário primeiro encontrar-se a pergunta? Ora, se o que ele diz tem lógica, só sabemos se fazemos a pergunta certa às nossas dúvidas depois de sabermos se a resposta se adequa ao que buscamos!

A minha dúvida mantém-se: como encontramos a resposta certa? Quantas tentativas teremos de fazer? Parece-me que serão imensas o que me leva a crer que as perguntas ideais jamais serão encontradas, que a procura por tais respostas e consequente pergunta (ou vice-versa dependendo do ponto de vista) será eterna!
Para além de que: mesmo chegando à pergunta como é que se descobre que a resposta era é ideal?

Quando não se sabe bem como agir torna-se bastante complicado este tipo de deduções e a questão a surgir em primeiro lugar será então "O que procuro eu?". Este parece ser o primeiro passo a dar de uma grande caminhada e os seguintes, meus caros, é mera questão de sorte!

Infeliz daquele que vive sem dúvidas, pois este jamais dará valor a uma busca incessante.


Resta-me deixar-te um grande beijo...

2 estrelas:

Teté disse...

Também podes ir fazendo diversas perguntas até acertar, certo?

Se alguém tem dúvidas sobre determinada matéria (ou seja, já sabe qualquer coisinha, não para quem está a zeros, que aí não consegue fazer perguntas) a questão é ir perguntando até obter as respostas para as suas dúvidas. Se posteriormente tiver mais, volta a fazer as perguntas que considerar necessárias.

Isto é um processo de aprendizagem, que ninguém nasce ensinado... :)

Niky disse...

Também não está mal visto... mas quando as perguntas são muitas fica complicado saber por qual começar :$