domingo, 17 de maio de 2009

Casamento Gay

Casamento gay. Contra ou a favor?

100% a favor. O casamento é o ritual de passagem adoptado pela Sociedade Ocidental para simbolizar a união, o amor, o compromisso a que nos submetemos de livre e espontânea vontade ao outro amado.

Se o outro amado é do mesmo sexo, o que interessa? Quem somos nós para julgar as decisões dos outros ou os seus sentimentos?

Há quem argumente pela violação dos ideais católicos do que é o casamento. Mas o divórcio não é também uma violação desses mesmos ideais? A traição não o é também? Segundos casamentos? Filhos fora do casamento?

O meu objectivo ao buscar estas coisas é só que a ideia do que é o casamento evoluiu. O casamento já não tem a ver com catolicismo. O casamento já não tem a ver com a promessa de ficar juntos até à morte perante Deus. É mais a promessa de se manterem juntos e unidos até enquanto o amor durar. Pelo menos para a maioria.

E não estou a criticar quem se casa com os ideais católicos em mente. Só acho que actualmente, com todas liberdades pessoais e sexuais que existem, é difícil encontrar uma cara metade que pense e aja da mesma forma. Não que seja impossível.

Se fomos buscar o casamento como ritual de passagem e que teve origem no catolicismo, há que aceitar que houve evolução e mudança. E o casamento como ideal católico passou a ser simplesmente uma curiosidade acerca da origem desse ritual. Pelo menos, e outra vez afirmo, para a grande massa.

Até porque, que eu saiba, é permitido o casamento somente civil sem cerimónia católica. Por isso, esta conversa toda da Igreja Católica ser ou não a favor, é simplesmente uma opinião como todos nós que temos a nossa. Não deveria ser argumento para nada relacionado com o casamento gay.

Porquê é que os gays não hão-de ter reconhecimento governamental do amor que os une? É ridículo achar que só alguns merecem essa vantagem.

E não devemos ser nós a impedir as pessoas de cometerem erros, tal como casar-se, seja hetero ou homossexual.

4 estrelas:

Hannah disse...

Quem escreve assim não é canhoto (a minha versão de quem fala assim não é gago :P). Concordo plenamente!

Acho que se duas pessoas moram maritalmente o estado deve-lhes conceder esse direito. É tão simples quanto isso e não tem nada que haver com religiões, escolhas pessoais, etc.
Karu, tu conheces as minhas convicções religiosas. Que a Igreja Católica queira continuar a defender o modelo de "Adão e Eva" e não permita o casamento Gay, ok, têm direito à sua opinião. Mas o Estado devia ser imparcial!

Gostei de conhecer o blog

Niky disse...

Gostei do texto, sem dúvida que diz grande coisa só que penso sobre o assunto :)

É pena que escrevas tão pouco com tanto potencial :p

Caru disse...

Bem, Hannah Banana, brigada pela visita. É um blog giro não é? E eu sabia q concordarias comigo. Tu és fixe assim :p Mas não fales mal dos canhotos, coitadinhos lol


E [just_me], pois é, às vezes já nem me lembro q temos o blog. Mas eu vou começar a participar mais. Isto até é giro :)

E não dá pra responder a comentários directamente? Só pondo um comentário de novo?

Beijinhos meninas, vamos nos vendo**

Niky disse...

Responder directamente às pessoas? Tipo forum?
Isso não dá não :(

Tenho de ver se escrevo, tanta coisa para dizer e tão pouco tempo para o fazer, anda complicado isso :(