terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia das Mentiras


«O 1 de Abril é o dia do ano em que nos lembramos daquilo que somos nos restantes 364 dias.»
Mark Twain (escritor norte-americano)

De certeza que já todos nós nos divertimos a pregar alguma partida neste dia ou, na pior das hipóteses, já fomos alvo de partidas neste dia...
Por isso, é do conhecimento geral que este dia existe, contudo não será decerto do conhecimento geral a origem deste dia...

Ao que parece a origem do Dia das Mentiras remota a 1564 quando o Rei Francês Carlos IX mudou o calendário para o Gregoriano (o que hoje conhecemos).

Ora, antes desta época o Ano Novo era festejado, com troca de presentes, no dia 25 de Março, sendo que os festejos duravam uma semana terminando a 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera.

Após a troca de datas, aos que ainda celebravam o Ano Novo em Abril chamavam-lhes tolos (os "April's Fools'"), passando alguns a ridicularizá-los, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Estas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.


Outra possível origem, também oriunda de França, conta que este era o último dia da época de pesca, logo, o último dia para os pescadores que nada tinham pescado puderem livrar-se da vergonha de irem de mãos a abanar para casa. Assim, lançavam-se peixes aos rios para que os pescadores os pudessem pescar e, assim, levar peixe para casa.


A ideia de pregar partidas foi bem aceite por outros países, sendo, hoje, este dia uma tradição sem fronteiras, contudo em alguns casos é festejado noutros dias.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day (Dia dos Tolos), na Itália e na França ele é chamado, respectivamente, por pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa, literalmente, "peixe de abril", havendo uma tradição das crianças, em França, que consta em colar peixes de papel nas costas das pessoas sem elas darem conta e quando o dão gritar "Poisson d'avril! Poisson d'avril!".

Quatro regras para as partidas do Primeiro de Abril:
1 - Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa.
2 - A vítima tem de acreditar (ou não estar nada à espera).
3 - A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir.
4 - Nessa altura tem de se gritar: "1º de Abril!".


De entre as partidas mais conhecidas destaco:
1 - Na Escócia é vulgar mandar alguém caçar os tão famosos gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
2 - Trocar o conteúdo do saleiro por açúcar e vice-versa.
3 - Atrasar ou adiantar relógios.
4 - Mudar objectos de lugar.


O objectivo não é magoar nem ofender ninguém com estas pequenas partidas, antes pelo contrário, o objectivo é fazer com que todos se riam, principalmente o alvo das partidas.

2 estrelas:

kanjas disse...

ainda bem que é só um dia por ano. ano ia conseguir viver comigo durante muito tempo se houvesse mais dias desses

Niky disse...

Estranha afirmação...